May
04
1 comment
  Penso que são inquestionáveis, e mais do que falados, os privilégios de ser mãe. Conceber, gerar, dar à luz e criar um ser humano é algo de muito valor e gratificante. Esta capacidade que nos foi dada para criar vidas é sem dúvida um enorme privilégio mas, como em tudo na vida, vem com um preço… Falo com muitas mulheres, muitas das quais são mães que me mostram o lado B da Maternidade e que tão raramente é exposto. Não me falam de cansaço n…
Leia mais

Mar
08
0 comments
  Por vezes não é fácil, no meio de mil tarefas familiares e profissionais, encontrar forma e/ou paciência para falar com os nossos filhos de forma positiva. No entanto, a forma como comunicamos com os nossos filhos, diz muito da relação que com eles criamos. As crianças precisam de regras e limites para se orientarem no mundo. Mas o sucesso destas regras será tanto maior, quanto mais seguro e forte for o vínculo que criamos, nas nossas relaç…
Leia mais
Tags :

Feb
06
0 comments
  Será que hoje as crianças são tão felizes como o eram outrora? Será que crescem demasiado rápido? Ou será que as mantemos infantis até mais tarde? Por um lado, creio que obrigamos as crianças a crescer depressa demais, seja pelas realidades a que as expomos ou pelas dificuldades que necessariamente têm de gerir. A verdade é que muitas das situações que vivem ultrapassam aquilo que seria aconselhável para estas idades. Nos dias de hoje uma …
Leia mais
Tags : Família

Dec
20
0 comments
  Nesta época festiva procuramos as melhores prendas para dar aos entes queridos que nos rodeiam. A maioria de nós investe tempo nesta tarefa acreditando que maior dedicação e empenho serão sinónimos de mais amor e carinho. Poderá até ser, mas confesso que não é uma ligação clara para mim… Admito que não sinto esta época natalícia como uma época particularmente feliz. Acho que está demasiado comercial para que possa ser uma época impregnada d…
Leia mais

Nov
10
0 comments
  O organismo feminino está submetido a alterações hormonais específicas, devido aos ciclos menstruais e à menopausa, que podem gerar alguns sintomas desagradáveis. A SÍNDROME PRÉ-MENSTRUAL ocorre, na maioria dos casos, por oscilações hormonais cerca de 3 a 8 dias antes do período menstrual (com a queda de estrogénios e elevação de progesterona). Dessa flutuação hormonal resultam alterações de humor, irritabilidade, peitos sensíveis, dor, ten…
Leia mais

Oct
26
1 comment
  Alguns pais comentam comigo os problemas que pensam que os seus filhos têm. Normalmente procuram-me, ou abordam o assunto, quando os problemas na escola começam a ser notórios. As notas ou os recados dos professores são sempre um sinal de alerta. Mas será que já não houve outros? Não é suposto uma criança ser ansiosa, ter dificuldades em concentra-se, ser hiperativa, ter má memória, ser irrequieta, sentir medo ou ter ataques de pânico. Não …
Leia mais

Oct
12
0 comments
  Estar em forma, com saúde e energia é o objetivo da maioria de nós. Na senda desse objetivo, podemos tomar iniciativas de dietas radicais, muito difíceis de cumprir, que nos desanimam pela monotonia e pela eliminação dos alimentos que nos dão conforto. Depois vem o efeito ioiô com frustração, culpa, desistência associadas. Quem não conhece este cenário? A melhor forma de alcançar esse objetivo é ter uma alimentação saudável, aprazível, adeq…
Leia mais

Oct
01
0 comments
  Neste Dia Internacional do Idoso o louvor não se dirige ao sentido mais corrente do termo e da interpretação. Normalmente associa-se o envelhecimento a um caminho predestinado à doença e perda de capacidade. Não há crença mais errada! O envelhecimento pode e deve ser ativo, saudável e próspero! Na Medicina Integral e Preventiva nunca se considera a idade madura ou avançada como critério de não investimento na saúde. Ao contrário, é alvo de …
Leia mais

Sep
21
0 comments
  Todas as pessoas que me procuram trazem problemas. Muitos me chegam dizendo-se cheios deles. Outros, pelo contrário, dizem-me que o problema é precisamente não saberem a causa dos seus problemas. Na verdade o problema é sempre o mesmo: não conseguir encontrar soluções para enfrentar ou resolver as situações que a vida nos coloca. Quando nos sentimos impotentes e sem recursos não conseguimos resolver as situações e aí temos problemas! Pense…
Leia mais

Sep
16
0 comments
  A pele é o maior órgão que possuímos e demonstra de forma bem visível o estado do interior do nosso organismo. Uma pele que perdeu a sua elasticidade, brilho, e capacidade de rejuvenescimento é um sinal evidente da falta de alguma substância necessária a que esse processo aconteça naturalmente. Quando existe uma carência nutricional – de vitaminas e sais minerais, além de água e oxigénio - a pele torna-se frágil, rígida e propensa a se “ras…
Leia mais

« Anterior12345Próximo »