Soluções para os nossos Problemas

Sep 21, 2016

Questions1.jpg

 

Todas as pessoas que me procuram trazem problemas. Muitos me chegam dizendo-se cheios deles. Outros, pelo contrário, dizem-me que o problema é precisamente não saberem a causa dos seus problemas.

Na verdade o problema é sempre o mesmo: não conseguir encontrar soluções para enfrentar ou resolver as situações que a vida nos coloca. Quando nos sentimos impotentes e sem recursos não conseguimos resolver as situações e aí temos problemas!

Pensemos, afinal o que é um problema?

Para mim um problema é simplesmente uma situação que precisa de ser resolvida. É claro que há situações mais ou menos graves, mais ou menos dolorosas, enfim há-as de diferentes formas e feitios. Mas uma coisa é certa – para tudo há uma solução! E, quando decidimos procurar ajuda, mesmo já em desespero, é nisso que acreditamos e essa fé que acalentamos.

A forma como encaramos a situação é que pode fazer dela um problema ou não. Mais, é habitualmente a forma como encaramos esse “problema” que nos impede de o conseguir resolver. Portanto, como diz a famosa frase: O problema nunca é o problema, o problema é a nossa atitude face ao problema.

Como a vida não é linear as abordagens também não o deverão ser. Eu acredito, e preconizo, uma intervenção a três níveis, como eu gosto de lhe chamar o meu método de 3C’s: Consciência, Conhecimento e Comportamento.

3 c.jpg

Se aumentarmos o nosso grau de consciência, se mudarmos o nosso comportamento, se aprendermos algo de novo e adquirirmos novos conhecimentos – a nossa atitude não pode ser a mesma e veremos a situação problemática sob um novo ponto de vista.

O trabalho de desenvolvimento pessoal, para além de nos permitir desenvolver competências, ajuda-nos a ver mais longe e mais amplo para que possamos encontrar as melhores soluções para os desafios que a vida nos apresenta.

 

 



Categoria: Nós & a Família

Ana Raquel Veloso

user_avatar

Licenciada Comunicação
Pratictioner Program. Neurolinguística
Pós-Graduada Neuropsicologia Clínica


Por favor adicione um comentário

Deixe uma resposta



(O seu email não será exibido publicamente.)


Código Captcha

Clique na imagem para ver outro captcha.