Envelhecer é… MAIS EXPERIÊNCIA A RENASCER!

Oct 01, 2016

1286789463_stariki_brdefoldmen_11.jpg

 

Neste Dia Internacional do Idoso o louvor não se dirige ao sentido mais corrente do termo e da interpretação. Normalmente associa-se o envelhecimento a um caminho predestinado à doença e perda de capacidade. Não há crença mais errada! O envelhecimento pode e deve ser ativo, saudável e próspero!

Na Medicina Integral e Preventiva nunca se considera a idade madura ou avançada como critério de não investimento na saúde. Ao contrário, é alvo de investimento, medicamente ajustado, visando a otimização de toda a condição vital.

E porquê? Porque a Natureza nunca desiste de renascer… Logo, nós também não!

Olhemos para a evidência de que todos os dias, seja qual seja a idade, as células do nosso corpo se renovam. Com a idade o que muda, essencialmente, é a diminuição dessa velocidade.

E se pudéssemos eleger um órgão como sendo vital na capacidade de preservar saúde e bem-estar ao longo dos anos, sem dúvida que seria justo o reconhecimento do FÍGADO.  

Um fígado saudável desempenha muitas funções essenciais à vida - na digestão, na imunidade, no metabolismo hormonal, na regulação das gorduras, conversão e armazenamento de nutrientes, na produção de fatores de coagulação, na desintoxicação (de álcool, drogas, medicamentos, toxinas), limpeza orgânica de resíduos metabólicos, entre outras funções.

Estas funções tornam o fígado um órgão insubstituível, sem o qual os tecidos do corpo morreriam rapidamente. A boa notícia é que o fígado tem uma extraordinária capacidade de regeneração, de tal modo que (em média) as suas células se renovam totalmente a cada 2 – 4 meses. Apoiar esse processo de regeneração é absolutamente vantajoso na manutenção da saúde e bem-estar.

Há muitas formas do fígado pedir AJUDA. Os sintomas são relativamente comuns e podem incluir:

  • Aumento de peso ou incapacidade de perder peso, mesmo com dieta;
  • Distensão abdominal, indigestão e prisão de ventre;
  • Refluxo ácido / azia;
  • Insónia ou perda de qualidade de sono;
  • Dores de cabeça;
  • Diminuição das defesas para infeções de todo o tipo (respiratórias, urinárias, etc.);
  • Elevação do colesterol alto e triglicerídeos;
  • Entre outros.

 

Ganhar saúde começando por limpar o organismo… poderia ser a última coisa que se pensaria fazer. Pensar no fígado como órgão essencial em anti-envelhecimento ou envelhecimento saudável seria ainda mais improvável. Mas na verdade, é central! Por isso que na Medicina Tradicional Chinesa se diz que o Fígado é o “General do Imperador” (= Coração).

Vendo bem, o Coração não se pode defender do “entupimento” das artérias coronárias devido ao mau-colesterol aumentado (causa de enfartes e anginas de peito). É o Fígado que, na sua valentia, tem esse papel de limpeza até ao limite da sua capacidade. Este é só um simples exemplo!

Como se pode ver um fígado saudável é fundamental para uma vida longa e feliz. Ajudá-lo na sua regeneração e limpeza celular permite - recuperar energia, estimular o sistema imunológico, aumentar a vitalidade, melhorar a digestão… e investir numa renovada vida com mais saúde!

Na Medicina Integral e Preventiva, a depuração hepática é feita com base nos princípios naturais, biológicos e funcionais, reunindo os conhecimentos convencionais de manuseio de exames clínicos e fármacos. Todavia, acrescem vários métodos terapêuticos complementares que são preciosos no objetivo de rejuvenescer – dietoterapia (ou plano alimentar ajustado), suplementação, fitoterapia, acupunctura, auriculoterapia, biomagnetismo, entre outros.

Venha renascer connosco… e celebrar a vida com saúde! 

 

 



Categoria: Nós & a Família

Ana Catarina Meireles

Médica


Por favor adicione um comentário

Deixe uma resposta



(O seu email não será exibido publicamente.)


Código Captcha

Clique na imagem para ver outro captcha.