Sep
28
0 comments
  O nosso cérebro é um enorme laboratório. As substâncias químicas que nele encontramos (neurotransmissores) determinam em grande medida aquilo que somos, nomeadamente, o nosso comportamento, a nossa personalidade e a perceção que temos do mundo. Cientistas e investigadores recentemente descobriram que os neurotransmissores têm a capacidade de modificar, e inclusive modelar, o comportamento humano. Alguns destes neurotransmissores constituem …
Leia mais

Sep
21
0 comments
  Em 1906, o médico alemão Alois Alzheimer, falava pela primeira vez de uma doença que se caracterizava por alterações significativas das funções cognitivas (memória, linguagem, pensamento, concentração, atenção) com agravamento progressivo e irreversível. No dia 21 de Setembro comemora-se o Dia Mundial da Pessoa com Doença de Alzheimer. Estima-se que em Portugal haja aproximadamente 153 mil doentes com patologias demenciais e que 90 mil dess…
Leia mais
Tags : Família

Jul
24
0 comments
  Quantas vezes já tivemos vontade de fazer algo e por medo de falhar não fizemos? Quantos de nós já tivemos a certeza absoluta que algo iria correr bem mas por medo não arriscamos? Quantas vezes sentimos que o caminho era por ali mas por medo não avançamos… De onde vem este medo de falhar? O medo de errar ou falhar não é um problema individual, é um flagelo social que acaba, em última instância, por conduzir ao fracasso pessoal. Este medo é …
Leia mais

Jul
14
1 comment
          Imagino que os mais céticos possam duvidar do poder da linguagem na nossa saúde e na arquitetura daquilo que somos. A verdade é que somos o que falamos, somos o que dizemos e a forma como o dizemos. Hoje partilharei as palavras de um autor que aborda o tema da comunicação e da linguagem com extraordinária clareza e simplicidade. Um autor que ‘sai do quadrado’, no conteúdo e na forma, cuja leitura se torna simplesmente encantador…
Leia mais

Jun
30
0 comments
  Mas afinal o que é isso de ser Mulher? O que é ser Mulher nos dias de hoje? Será que ser Mulher hoje é mais exigente do que outrora? Logo após fazer-me estas perguntas pensei de imediato que a maioria dos meus clientes são mulheres. Outras perguntas surgiram então: Por que razão são as mulheres a procurar mais ajuda? Será que são mais frágeis? Ou terão mais coisas para gerir? Será que se abandonam mais? Ou será que as suas vidas são mais e…
Leia mais
Tags :

Jun
08
0 comments
  A forma como falamos determina, em grande parte, aquilo em que pensamos e aquilo que sentimos. A linguagem torna-se assim um importante instrumento que nos permite conduzir, de forma mais ou menos positiva, a nossa vida. A toda a hora ouvimos dizer que o nosso cérebro é uma máquina complexa sobre a qual pouco se sabe. É verdade, no entanto já muito foi descoberto. Sabemos hoje que o nosso cérebro não entende mensagens construídas de forma n…
Leia mais
Tags : Comunicação

May
11
0 comments
  Todos nós gostamos de estar bem, de nos sentirmos alegres e felizes. Se pudéssemos escolher acabaríamos com todas as tristezas do mundo. A verdade é que ninguém gosta de sofrer ou estar triste mas não é possível estar alegre a toda a hora, acima de tudo não é normal. Na atual sociedade parece que há uma aversão à tristeza. Ouvir alguém dizer ‘estou triste’ não é agradável, parece ser sinónimo de grande fraqueza. É preferível estar com uma d…
Leia mais
Tags : Emoções, Saúde

May
02
0 comments
  Este manual surge sem quaisquer pretensões literárias, concebi-o como um caderno, um mero instrumento de trabalho. É apenas uma resposta à pergunta que tantas vezes oiço os meus clientes fazerem-me: O que é que nesta fase posso ler?  Respondo sempre: Nada, nesta fase nada! Depois explico que as respostas estão dentro deles e não nos livros, é lá que devem ser procuradas. Devemos deixar a cabeça liberta para as encontrar. Pensando neles, na …
Leia mais

Apr
07
0 comments
  Há uns anos atrás aprendi uma das maiores lições da minha vida com um homem de grande valor, um dos maiores empresários do nosso país. Numa conversa descontraída sobre Campo Maior e a Delta Cafés, o Sr. Rui Nabeiro disse-me: Sabe, eu acredito que na vida nós somos aquilo que damos aos outros. Essa frase marcou-me profundamente e até hoje a mantenho como fio-de-prumo da minha atividade pessoal e profissional. Acredito contudo que é preciso s…
Leia mais
Tags :

Mar
31
0 comments
  As palavras assumem nas nossas vidas uma importância suprema, somos seres falantes e ouvintes, seres relacionais e por isso mesmo comunicamos a toda a hora. O ruído é permanente, passamos a vida com pessoas à nossa volta, televisão e rádio ligados, telemóveis a tocar, redes sociais… Descuramos o papel do silêncio nas nossas vidas, penso que nem nos apercebemos para que serve e talvez nem o compreendamos. No entanto, o silêncio é fundamental,…
Leia mais