Mar
26
0 comments
  Acordar de manhã e pensar: Só queria ficar na cama o dia todo… Sair de casa e dizer: Nunca mais chega o final do dia… Cruzarmo-nos com alguém conhecido na rua e pensarmos: Deus queira que não me veja, não me apetece nada falar… Estes poderão ser pequenos (ou grandes) sintomas que indiciam que algo em nós não está bem… O desânimo, a falta de motivação, a tristeza, a apatia, poderão significar que a nossa saúde emocional não anda bem e precis…
Leia mais
Tags : Emoções, Saúde

Mar
19
0 comments
  Certamente todos conhecemos pessoas que adoram falar sobre as suas doenças, sobre os médicos que frequentam, exames que fazem e medicamentos que tomam. Há muitas pessoas cuja dinâmica de vida se desenvolve exclusivamente à volta das suas doenças. Quando oiço estas pessoas, que de nada mais falam a não ser das suas doenças e assuntos afins, penso: Se lhes tirarmos as doenças, o que restará delas? De que falarão? O que sentirão para além dos s…
Leia mais
Tags : Saúde

Mar
16
0 comments
  A palavra STRESS tornou-se excessivamente presente no nosso vocabulário e parece-me mesmo uma constante em quase todos os momentos das nossas vidas. Há stress de manhã a ir para o trabalho ou levar os miúdos à escola, há stress para estacionar e encontrar um lugar, há stress a caminhar, a conversar e a falar, a comer, a fazer desporto, há stress em tudo o que fazemos! Oiço recorrentemente pessoas a dizerem-me que o stress é o grande problem…
Leia mais

Mar
13
0 comments
  Os problemas relacionados com o sono afetam atualmente a nossa sociedade de forma séria. Falar das implicações do sono na nossa saúde é falar apenas de uma pequena parte dos problemas que o défice de sono causa nas nossas vidas. Irritabilidade, depressão, ansiedade, intolerância, problemas de memória, dificuldades de aprendizagem, baixo rendimento escolar,falta de concentração, baixa produtividade, acidentes… são algumas das consequências qu…
Leia mais
Tags : Saúde

Feb
23
1 comment
  Mesmo com muito amor e dedicação, cuidar de um familiar doente exige um extraordinário esforço físico e emocional. A atividade de cuidar de um doente dependente é de tal forma cansativa e esgotante que, na maioria das vezes, o próprio cuidador também adoece. Esta doença é conhecida como Síndrome do Cuidador, é preciso estar atento aos sintomas… Os sintomas físicos, facilmente explicados pela imensa sobrecarga de trabalho e falta de descanso…
Leia mais
Tags : Família

Feb
13
0 comments
  Por vezes tenho a sensação de que há pessoas desencontradas de si mesmas. Vivem a vida sem se conhecerem, andam sem se verem, ouvirem e sentirem a si próprias… Afinal de contas, que vida vivem estas pessoas? Não as suas, certamente… Creio muitas vezes que me cabe a mim conhecê-las em primeira instância, senti-las, ouvi-las, entendê-las… Depois, quando for possível e após algum esforço, apresento-as a si mesmas, sempre com cautela e enfrenta…
Leia mais

Feb
05
0 comments
  Muitas vezes ouvimos expressões como ‘conhecer-me’, ‘saber quem sou’, ‘descobrir-me’, ‘encontrar-me’… As perguntas que se impõem depois de ouvirmos isto são: Afinal onde andamos nós para não nos encontrarmos? O que fazemos para não nos conhecermos? Será que nos andamos a esconder de nós próprios?! Podemos intuir que nos autoludibriamos? Que deliberadamente nos enganamos relativamente a quem somos? Aparentemente expomo-nos com relativa facil…
Leia mais

Jan
28
0 comments
  Mas afinal o que delimita a nossa zona de conforto? Será que as fronteiras somos nós que as criamos de forma propositada? Será um jogo aleatório da vida a impô-las? A nossa zona de conforto torna-se pequena porque o medo, as inseguranças, as experiências negativas, a educação, as frustrações, as convicções limitadoras, os juízos de valor, os traumas, deixam marcas profundas em nós. Todos os acontecimentos e emoções sentidas geram memórias q…
Leia mais

« Anterior12345Próximo »